Pesquisar

sábado, 7 de julho de 2012

Lista das aves do estuário do Tejo

A partir de hoje o portal avesdeportugal.info disponibiliza a Lista das Espécies de Aves do Estuário do Tejo

O estuário do Tejo é a zona húmida mais importante de Portugal e uma das dez mais importantes da Europa. Apesar de a área protegida ter sido criada por causa dos valores faunísticos e muito especialmente das aves, a informação sobre a avifauna desta zona húmida encontra-se dispersa, sendo difícil ter uma noção precisa do número de espécies de aves que já foram registadas nesta área.

A compilação mais abrangente até hoje elaborada sobre a fauna desta zona húmida surgiu sob a forma de livro intitulado "As Aves do Estuário do Tejo". Este livro, publicado em 1998, apresenta um catálogo de 251 espécies de aves, das quais 194 regulares e 57 acidentais. No entanto, devido ao grande número de observações efectuadas nos últimos 14 anos, esta lista já se encontra desactualizada, pois há várias dezenas de espécies que entretanto foram registadas pela primeira vez na zona.

Numa tentativa de disponibilizar uma lista actualizada sobre a avifauna do estuário, o portal avesdeportugal.info procurou reunir toda a informação recente que se encontra dispersa. Como resultado deste esforço, foi possível acrescentar 51 novas espécies à fauna no estuário. Por outro lado, foram omitidas duas espécies que constam da lista acima citada (Phasianus colchicus, cuja presença na área apenas surgiu em resultado de largadas e de forma não sustentada; e Corvus frugilegus, espécie que terá sido registada em Alcochete no início do séc. XX mas para a qual não foi ainda possível obter os detalhes relevantes e as adequadas referências). A lista de aves do estuário conta assim com 300 espécies.

Esta lista pode ser consultada ou descarregada em www.avesdeportugal.info/listas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Siga-nos no Twitter